Os dados que recolhemos

A Wede recolhe dados: 

  • fornecidos pelos utilizadores à Wede, como, por exemplo, durante a criação de uma conta
  • criados durante a utilização dos nossos serviços, como, por exemplo, a localização, a utilização da aplicação e os dados do dispositivo
  • de outras fontes, como outros utilizadores ou proprietários de contas, parceiros de negócios, fornecedores, fornecedores de soluções financeiras e de seguros e autoridades governamentais
  • Para sua conveniência, fornecemos um resumo visual dos dados que recolhemos e como os utilizamos aqui.

A Wede recolhe os seguintes dados:

1. Dados fornecidos por utilizadores. Estes incluem:

  • Informações de perfil de utilizador: recolhemos dados quando os utilizadores criam ou atualizam as respetivas contas Wede ou fazem pedidos através das funcionalidades de check-out como convidado. Estes podem incluir o nome, o e-mail, o número de telefone, o nome e a palavra-passe de início de sessão, o endereço, a fotografia de perfil, as informações de pagamento ou os dados bancários (incluindo as informações de verificação de pagamento relacionadas), a carta de condução e outros os documentos emitidos pelo governo (que podem incluir o respetivo número de documento, a data de nascimento, o género e uma fotografia). Também inclui informações do veículo ou seguro dos motoristas, informações dos contactos de emergência, definições do utilizador e certificados de saúde ou estado físico para fornecer serviços utilizando as aplicações Wede. 
  • Informações sobre a verificação de antecedentes (motoristas): isto inclui informações enviadas durante o processo de candidatura do motorista, como o histórico de condução ou registo criminal (caso a lei o permita), estado da carta de condução, nomes alternativos e moradas anteriores conhecidos e o direito de trabalhar. Estas informações podem ser recolhidas por um fornecedor autorizado em nome da Wede.
  • Fotografias de verificação de identidade: isto inclui fotografias de utilizadores (como selfies) e/ou documentos identificativos emitidos pelo governo (como cartas de condução ou passaportes). Estas fotografias poderão ser utilizadas para verificar a identidade de um utilizador, por exemplo, com tecnologias de verificação facial. Consulte a secção “Como utilizamos os dados pessoais” para obter mais informações sobre como as fotografias dos utilizadores são utilizadas para fins de segurança e proteção, incluindo para a verificação de identidade.
  • Dados demográficos: podemos recolher dados demográficos sobre os utilizadores, como a data de nascimento/idade, género ou profissão, quando necessário para determinados serviços, entregas de bebidas alcoólicas.

Também podemos recolher dados demográficos através de inquéritos aos utilizadores.

  • Conteúdos de utilizador: recolhemos os dados enviados pelos utilizadores quando contactam o apoio ao cliente da Wede, atribuem classificações e opiniões sobre outros utilizadores, restaurantes ou comerciantes, ou contactam de outra forma a Wede. Isto pode incluir fotografias ou gravações de áudio ou vídeo enviadas por utilizadores no âmbito de um pedido de apoio ao cliente. Isto também inclui metadados relacionados com o método que utiliza para comunicar com a Wede.

Em algumas jurisdições, os utilizadores podem gravar o áudio e/ou o vídeo das respetivas viagens através de uma funcionalidade na aplicação ou usando uma câmara de tablier. As gravações na aplicação são encriptadas e armazenadas nos dispositivos dos utilizadores e apenas são partilhadas com a Wede se forem enviadas pelos utilizadores no âmbito de incidentes de segurança. 

2. Dados criados durante a utilização dos nossos serviços. Estes incluem: 

  • Dados de localização (motoristas): recolhemos dados da localização precisa ou aproximada dos dispositivos móveis dos motoristas quando a aplicação Wede está em execução em primeiro plano (a aplicação está aberta e aparece no ecrã) ou em segundo plano (a aplicação está aberta, mas não aparece no ecrã).
  • Dados de localização (utilizadores e destinatários de pedidos). recolhemos informações da localização precisa ou aproximada dos dispositivos móveis dos utilizadores e destinatários dos pedidos se estes nos permitirem fazê-lo através das respetivas definições do dispositivo.

A Wede recolhe estes dados desde o momento em que se pede uma viagem ou faz um pedido até à respetiva conclusão e sempre que a aplicação está em execução em primeiro plano (a aplicação está aberta e aparece no ecrã). 

Os utilizadores e destinatários de pedidos podem usar as aplicações Wede sem permitir a recolha de dados de localização dos respetivos dispositivos móveis. Contudo, isto poderá afetar algumas funcionalidades das aplicações Wede. Por exemplo, um utilizador que não ative os dados da localização precisa terá de introduzir manualmente o endereço de recolha.

Além disso, os dados da localização precisa recolhidos a partir dos dispositivos dos motoristas durante viagens são associados às contas dos utilizadores, mesmo que os utilizadores não tenham ativado a recolha de dados da localização precisa dos respetivos dispositivos. Estes dados são utilizados para fins de geração de recibos, apoio ao cliente, deteção de fraudes, seguro e litígios.

  • Informações de transação: recolhemos informações de transações relacionadas com a utilização dos nossos serviços, incluindo o tipo de serviços solicitados ou fornecidos; detalhes de viagens ou pedidos (como data e hora, endereços de recolha e entrega pedidos, distância percorrida e artigos pedidos); e informações de transações de pagamentos (como o nome e a localização dos restaurantes ou comerciantes, montantes cobrados e formas de pagamento). Também associamos o nome de utilizador ao nome de qualquer pessoa que utilize o respetivo Dados de utilização: recolhemos dados sobre como os utilizadores interagem com os nossos serviços. Isto inclui as datas e horas de acesso, as páginas ou funcionalidades da aplicação visualizadas, o tipo de browser e as falhas da aplicação e outras atividades do sistema.
  • Dados do dispositivo: recolhemos dados sobre os dispositivos utilizados para aceder aos nossos serviços, incluindo os modelos de hardware, o endereço IP do dispositivo ou outros identificadores únicos do dispositivo, os sistemas operativos e as respetivas versões, o software, os idiomas preferidos, os identificadores de publicidade, os dados de movimento do dispositivo e os dados da rede móvel.
  • Dados de comunicações: recolhemos dados relativos a comunicações telefónicas, de texto ou na aplicação entre utilizadores que são possíveis através das aplicações da Wede. Isto inclui a data e a hora, bem como o conteúdo das mensagens de texto ou na aplicação. Também podemos recolher o conteúdo das chamadas telefónicas apenas quando os utilizadores são notificados com antecedência de que  a chamada poderá ser gravada.

3. Dados provenientes de outras fontes. Estes incluem:

  • os utilizadores que participam nos nossos programas de recomendação. Por exemplo, quando um utilizador recomenda outra pessoa, recebemos os dados da pessoa recomendada através desse utilizador.
  • Proprietários de contas Wede que pedem serviços para ou em nome de outros utilizadores (como amigos ou familiares).
  • Os utilizadores ou outras pessoas que fornecem informações no âmbito de reclamações ou litígios.
  • Fornecedores que nos ajudam a verificar a identidade, as informações de antecedentes e a elegibilidade para trabalhar dos utilizadores, ou que verificam os utilizadores quanto a sanções, combate ao branqueamento de capitais ou requisitos de “conheça o seu cliente”. 
  • Os fornecedores de seguros, veículos ou serviços financeiros para motoristas e/ou parceiros de entrega.
  • Fontes acessíveis ao público.
  • Fornecedores de serviços de marketing ou revendedores de dados cujos dados a Wede utiliza para fins de marketing ou investigação.
  • Autoridades policiais, autoridades de saúde pública e outras autoridades governamentais.

Como utilizamos os dados pessoais

A Wede utiliza os dados para conseguir disponibilizar entregas e outros produtos e serviços que sejam fiáveis e convenientes. Também utilizamos estes dados:

  • para reforçar a segurança e a proteção dos nossos utilizadores e serviços
  • para o serviço de apoio ao cliente  
  • para investigação e desenvolvimento  
  • para permitir a comunicação entre utilizadores 
  • para fins de marketing e publicidade
  • para enviar comunicações que não são para fins de marketing aos utilizadores
  • no âmbito de procedimentos legais

A Wede não vende nem partilha os dados dos utilizadores com terceiros para marketing direto, a não ser que tenha o consentimento dos utilizadores.

Para sua conveniência, fornecemos um resumo visual dos dados que recolhemos e como os utilizamos aqui. 

Utilizamos os dados que recolhemos:

1. Para fornecer os nossos serviços. A Wede utiliza dados para fornecer, personalizar, manter e melhorar os nossos serviços.

Isto inclui a utilização de dados para:

  • criar/atualizar contas.
  • ativar transportes, entregas e outros serviços/funcionalidades, como:
    • usar dados de localização para navegar nas recolhas de utilizadores e entregas de pedidos, calcular as horas previstas de chegada e acompanhar o progresso das entregas.
    • funcionalidades que envolvem a partilha de dados, como a partilha do nome próprio do motorista e das informações do veículo com os utilizadores para facilitar as recolhas, o perfil do utilizador e os detalhes da viagem para a partilha da hora prevista de chegada e divisão da tarifa, bem como elogios e classificações de utilizadores.
    • fazer a correspondência dos motoristas disponíveis com os utilizadores que estão a pedir serviços. É possível fazer a correspondência com os utilizadores com base na disponibilidade, na localização/proximidade, definições/preferências e noutros fatores, como a probabilidade de aceitarem uma viagem com base no respetivo comportamento ou preferências anteriores. Para obter mais informações sobre o nosso processo de correspondência, consulte esta página.
  • ativar as tarifas dinâmicas, com as quais o preço de uma viagem, ou a taxa de entrega de pedidos Wede, se determina com base em fatores como a distância e o tempo estimados, a rota prevista, o trânsito estimado e o número atual de utilizadores a pedir ou a fornecer serviços.
  • processar pagamentos.
  • personalizar as contas dos utilizadores. Por exemplo, podemos apresentar recomendações personalizadas de restaurantes ou pratos a um utilizador Wede com base nos respetivos pedidos anteriores.
  • facilitar soluções de seguro, veículos, faturação ou financiamento.
  • fornecer aos utilizadores atualizações sobre viagens ou entregas, gerar recibos e informar de alterações aos nossos Termos, serviços ou políticas.
  • realizar as operações necessárias para efetuarmos a manutenção dos nossos serviços, incluindo a resolução de erros de software e problemas operacionais.

A Wede realiza as atividades acima com o fundamento de que são necessárias para cumprir os Termos dos nossos acordos com os utilizadores ou com o fundamento de que são necessárias para os interesses legítimos da Wede e dos respetivos utilizadores.

2. Segurança e proteção. Utilizamos os dados para ajudar a manter a segurança, a proteção e a integridade dos nossos serviços e utilizadores. Estes incluem:

  • verificar a identidade e a elegibilidade dos utilizadores para disponibilizar entregas, incluindo através da análise de verificações de antecedentes, para ajudar a prevenir a utilização dos nossos serviços por parte de motoristas e/ou utilizadores não seguros.

Em determinadas regiões, dispomos da funcionalidade de verificação de identificação em tempo real, que solicita a motoristas e a partilha de uma selfie antes de ficarem online para melhor garantir que quem utiliza a aplicação corresponde à conta Wede constante dos nossos registos. Também podemos utilizar esta funcionalidade para outros fins de verificação, como verificar a alteração das informações da conta bancária ou recuperar o acesso à conta.

Além disso, podemos usar tecnologia de reconhecimento facial para processar fotografias de perfil de utilizadores, de identificação ou outras enviadas por utilizadores para evitar o roubo de identidade ou impedir que motoristas não autorizados utilizem os nossos serviços.

Também podemos usar selfies e recorrer a tecnologia de verificação de objetos para averiguar se os utilizadores usam máscara, capacete ou outro equipamento de proteção.

Do mesmo modo, poderá ser solicitado aos destinatários dos pedidos que indiquem a respetiva idade e uma imagem do respetivo documento de identificação emitido pelo governo para a verificação da elegibilidade para pedir e receber bebidas alcoólicas. Consulte esta página para obter mais informações sobre a verificação da identidade do destinatário do pedido.

  • utilizar dados dos dispositivos dos motoristas para detetar comportamentos de condução de risco, como excesso de velocidade ou travagens a fundo e aceleração, e para os informar de práticas de condução mais seguras. 
  • utilizar dados de dispositivo, de localização, de perfil de utilizador, de utilização, entre outros, para prevenir, detetar e combater fraudes. Isto inclui identificar contas ou utilizações fraudulentas dos nossos serviços, impedir a utilização dos nossos serviços por motoristas não autorizados, verificar as identidades dos utilizadores em relação a determinadas formas de pagamento e prevenir e combater o acesso não autorizado às contas dos utilizadores. Em alguns casos, como quando se determina que um utilizador está a abusar do programa de recomendação da Wede ou que enviou documentos fraudulentos, tal comportamento pode resultar na desativação automática ou, na União Europeia ou quando exigido por lei, na desativação após análise humana. Para se opor à desativação, contacte o apoio ao cliente da Wede.
  • utilizar as classificações, as comunicações de incidentes e outras opiniões dos utilizadores para promover a conformidade com as nossas orientações da comunidade e como base para desativar utilizadores com classificações baixas ou que tenham infringido estas orientações em determinados países. Na União Europeia, ou quando exigido por lei, a desativação ocorre apenas após análise humana e/ou a possibilidade de recurso. Para obter mais informações sobre como é que as classificações são determinadas e utilizadas, consulte esta página sobre as classificações dos utilizadores, esta página sobre as classificações dos motoristas e esta página sobre as classificações dos parceiros de entrega. Para se opor à desativação, contacte o apoio ao cliente da Wede.
  • utilizar dados do motorista (como a localização, classificações e género, quando legalmente permitido) e os dados do utilizador (como classificações, origem e destino) para ajudar a evitar correspondências de utilizadores que poderão resultar num maior risco de conflito (por exemplo, porque um utilizador atribuiu anteriormente uma classificação de uma estrela ao outro).
  • partilhar nome, localização, número de telefone, informações do veículo e outros dados relevantes do utilizador com empresas terceiras que apoiam a gestão e resolução de eventuais conflitos interpessoais entre utilizadores numa viagem ou no processo de uma entrega.

A Wede realiza as atividades acima com o fundamento de que são necessárias para cumprir os Termos dos nossos acordos com os utilizadores e/ou para fins de segurança legítima da Wede, dos nossos utilizadores e do público em geral.

3. Apoio ao cliente. A Wede utiliza as informações que recolhemos (que podem incluir gravações de chamadas) para fornecer apoio ao cliente, incluindo para investigar e responder às dúvidas dos utilizadores e para monitorizar e melhorar as nossas respostas e processos do apoio ao cliente.

A Wede realiza as atividades acima com o fundamento de que são necessárias para cumprir os Termos dos nossos acordos com os utilizadores ou para os interesses legítimos da Wede de monitorizar e melhorar os respetivos serviços de apoio ao cliente.

4. Investigação e desenvolvimento. Utilizamos dados pessoais para testes, investigação, análises, desenvolvimento de produtos e aprendizagem automática (machine learning) para melhorar a experiência do utilizador. Isto ajuda-nos a tornar os nossos serviços mais convenientes e fáceis de utilizar, a melhorar a segurança e a proteção dos nossos serviços e a desenvolver novos serviços e funcionalidades.

A Wede realiza as atividades acima com o fundamento de que são necessárias para os interesses legítimos da Wede de melhorar e desenvolver novos serviços e funcionalidades.

5. Permitir a comunicação entre utilizadores. Por exemplo, contactos telefónicos por chamada ou SMS do motorista a confirmar o local da entrega com o utilizador, do restaurante a dar informações sobre o pedido ao destinatário do pedido.

A Wede realiza as atividades acima com o fundamento de que são necessárias para cumprir os Termos dos nossos acordos com os utilizadores.

6. Marketing e publicidade. A Wede utiliza dados (para além dos dados dos utilizadores convidados) para publicitar os respetivos serviços e os dos parceiros Wede. Poderão incluir:

  • Enviar e-mails, mensagens de texto, notificações push e mensagens na aplicação ou outras comunicações de marketing ou publicidade de produtos, serviços, funcionalidades, ofertas, promoções, sorteios, novidades e eventos da Wede.

Isto pode incluir a utilização da localização, do histórico de pedidos e dos dados de utilização para enviar comunicações de marketing personalizadas com base nas características e nos interesses observados ou deduzidos dos utilizadores. Por exemplo, podemos enviar notificações push ou mensagens na aplicação com descontos ou promoções em produtos ou comerciantes semelhantes aos que um utilizador pediu anteriormente. 

  • Apresentar publicidade da Wede em aplicações ou websites de terceiros. Isto inclui utilizar a localização, o histórico de pedidos e os dados de utilização, bem como a partilha de endereços de e-mail com hash e identificadores de dispositivos ou utilizadores com parceiros de publicidade (como o Facebook e o TikTok), para personalizar os anúncios em questão de acordo com os interesses dos utilizadores.
  • Apresentar publicidade de terceiros nas aplicações da Wede ou no âmbito dos nossos serviços.

Isto inclui anúncios de restaurantes ou comerciantes disponíveis na Wede. Estes anúncios (identificados como “Anúncios patrocinados” nas aplicações Wede) incluem recomendações personalizadas com base na localização e no histórico de pedidos dos utilizadores.

Isto também inclui anúncios de outros produtos ou serviços de terceiros personalizados com base nas características e nos interesses observados ou deduzidos dos utilizadores, os quais determinamos utilizando dados como a localização aproximada, informações e histórico de viagens, dados de utilização, dados demográficos (o que pode incluir o género inferido) e identificadores de dispositivos ou utilizadores.

Também inclui anúncios personalizados com base nos dados sobre o pedido de entrega atual, incluindo a hora do pedido e os serviços solicitados. 

  • Avaliar a eficácia dos anúncios da Wede e de terceiros apresentados nas aplicações da Wede ou no âmbito dos nossos serviços.

Não vendemos nem partilhamos os dados dos utilizadores com terceiros para fins de marketing direto ou publicidade, exceto com o consentimento dos utilizadores. No entanto, para apresentar e avaliar a eficácia dos anúncios personalizados de terceiros, poderemos partilhar dados com intermediários de publicidade, como o identificador do dispositivo ou de publicidade, endereço de e-mail com hash, endereço IP, localização aproximada e informações atuais do pedido. Estes intermediários podem utilizar ou partilhar os dados para os seus próprios fins. Os utilizadores podem cancelar a personalização de anúncios na aplicação Wede. 

A Wede realiza as atividades acima com o fundamento de que são necessárias para fins dos interesses legítimos da Wede de informar os utilizadores sobre os serviços e funcionalidades da Wede.

7. Comunicações que não são para fins de marketing. A Wede pode utilizar os dados para enviar inquéritos e outras comunicações que não sejam para publicitar os serviços ou produtos da Wede. 

A Wede realiza as atividades acima com o fundamento de que são necessárias para o cumprimento dos Termos dos nossos acordos celebrados com os utilizadores, quer em prol dos interesses legítimos da Wede ou dos utilizadores, os quais informa de eventos que possam afetar o modo como utilizam os serviços Wede.

8. Procedimentos e requisitos legais. Utilizamos dados pessoais para investigar ou tratar de reclamações ou litígios relacionados com a utilização dos serviços da Wede, para satisfazer requisitos ao abrigo de leis, regulamentos ou licenças ou acordos de exploração aplicáveis, ou em conformidade com processos legais ou pedidos governamentais, incluindo de autoridades policiais.

A Wede realiza as atividades acima pelo facto de serem necessárias para fins dos interesses legítimos da Wede na investigação e resposta a reclamações e litígios relacionados com a utilização dos serviços e funcionalidades da Wede e/ou necessárias para o cumprimento dos requisitos legais aplicáveis.

C. Cookies e tecnologias de terceiros

A Wede utiliza cookies e outras tecnologias de identificação nos nossos websites, aplicações, e-mails e anúncios online para os fins descritos neste aviso e no Aviso de Cookies da Wede.

Os cookies são pequenos ficheiros de texto que são armazenados nos browsers ou dispositivos por websites, aplicações, meios de comunicação online e anúncios. A Wede utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fins como:

  • autenticar utilizadores
  • guardar preferências e definições de utilizadores
  • determinar a popularidade dos conteúdos
  • fornecer e avaliar a eficácia de campanhas publicitárias
  • analisar as tendências e o tráfego do site e obter um entendimento geral sobre os comportamentos online e os interesses das pessoas que interagem com os nossos serviços
  • Também poderemos permitir que terceiros nos forneçam medições de audiências e serviços analíticos, que apresentem anúncios em nosso nome na Internet e que acompanhem e nos comuniquem o desempenho desses anúncios. Estas entidades podem utilizar cookies, web beacons, SDK e outras tecnologias para identificar os dispositivos utilizados pelos visitantes para aceder aos nossos websites, assim como quando acedem a outros sites e serviços online.

Consulte o nosso Aviso de Cookies para obter mais informações sobre a utilização de cookies e de outras tecnologias descritas nesta secção.

D. Partilha e divulgação de dados

Alguns dos serviços e funcionalidades da Wede requerem que partilhemos dados com outros utilizadores ou mediante o pedido de um utilizador. Também podemos partilhar estes dados com as nossas afiliadas, subsidiárias e parceiros por razões legais ou no âmbito de reclamações ou litígios.

A Wede poderá partilhar dados:

1. Com outros utilizadores

Isto inclui partilhar:

  • os nomes próprios, endereços de entrega e informações dos pedidos dos destinatários de pedidos com os restaurantes ou comerciantes.. Também podemos partilhar classificações e opiniões ou outras informações que a lei exija com os restaurantes ou comerciantes.
  • no caso dos motoristas, podemos partilhar dados com os utilizadores, destinatários de pedidos e restaurantes ou comerciantes, incluindo: nome e fotografia; marca, modelo, cor, matrícula e fotografia do veículo; localização (antes e no decurso da viagem); classificação média atribuída pelos utilizadores; número total de viagens; o tempo transcorrido desde que se registaram como motoristas; informações de contacto; e o perfil dos motoristas, incluindo elogios e outras opiniões enviadas por utilizadores anteriores.

Também fornecemos aos utilizadores e destinatários de pedidos recibos com informações, como a discriminação dos montantes cobrados, o nome próprio do motorista, a fotografia e o mapa da rota. 

2. Mediante pedido do utilizador

Isto inclui partilhar dados com:

  • Os parceiros de negócios da Wede. Por exemplo, se um utilizador solicitar um serviço através de uma parceria ou oferta promocional feita por terceiros, a Wedepode partilhar determinados dados com esses terceiros. Isto pode incluir, por exemplo, outros serviços, plataformas, aplicações ou websites que se integrem com as nossas API; serviços ou fornecedores de veículos; aqueles que tenham uma API ou um serviço com o qual nos integramos; ou restaurantes, comerciantes ou outros parceiros de negócios da Wede e os respetivos utilizadores no âmbito de promoções, concursos ou serviços especializados.
  • Serviços de emergência: oferecemos funcionalidades que permitem aos utilizadores partilhar os respetivos dados com a polícia, os bombeiros e os serviços de ambulância em caso de emergência ou após determinados incidentes. 

3. Com o público em geral

As dúvidas ou os comentários dos utilizadores enviados através de fóruns públicos, como os blogues da Wede e as páginas de redes sociais da Wede, podem ser visualizados pelo público, incluindo quaisquer dados incluídos nas dúvidas ou nos comentários dos utilizadores.

4. Com fornecedores de serviços e parceiros de negócios da Wede

Estes incluem:

  • processadores e facilitadores de pagamentos
  • fornecedores de verificação de antecedentes e de identidade
  • fornecedores de armazenamento na nuvem
  • Google, no âmbito da utilização do Google Maps nas aplicações da Wede (consulte a Política de Privacidade da Google para obter informações sobre a respetiva recolha e utilização de dados)
  • empresas de redes sociais, incluindo o Facebook e o TikTok, no âmbito da utilização das respetivas ferramentas nas aplicações e websites da Wede.
  • Intermediários de publicidade que permitem à Wede apresentar e avaliar a eficácia dos anúncios personalizados.  
  • parceiros de marketing e fornecedores de plataformas de marketing, incluindo serviços de publicidade em redes sociais, redes de publicidade, fornecedores terceiros de dados e outros fornecedores de serviços, para alcançar ou compreender melhor os nossos utilizadores e avaliar a eficácia da publicidade
  • parceiros de investigação, incluindo aqueles que realizam questionários ou projetos de investigação em parceria com a Wede ou em nome da Wede
  • fornecedores que ajudam a Wede a reforçar a segurança e proteção dos serviços e aplicações Wede
  • consultores, advogados, contabilistas e outros fornecedores de serviços profissionais

5. Por razões legais ou em caso de litígio

A Wede pode partilhar dados dos utilizadores caso consideremos que seja exigido pela lei aplicável, por regulamento, por acordo ou licença de exploração, por procedimento legal ou por pedido governamental, ou quando a divulgação é apropriada por razões de segurança ou afins.

Isto inclui partilhar os dados com as autoridades policiais, as autoridades de saúde pública, outras autoridades governamentais, os aeroportos (caso seja exigido pelas autoridades do aeroporto como condição para fornecer serviços na área do aeroporto), ou terceiros conforme necessário para aplicar os nossos Termos de Serviço, os acordos de utilizador ou outras políticas; para proteger os direitos ou a propriedade da Wede ou os direitos, a segurança e a propriedade de terceiros, ou em caso de reclamação ou litígio relacionado com a utilização dos nossos serviços. No caso de um litígio relacionado com a utilização do cartão de crédito de outra pessoa, podemos ser obrigados por lei a partilhar os seus dados, incluindo as informações da refeição, com o titular desse cartão de crédito.

Isto também inclui partilhar dados com terceiros no âmbito de, ou durante as negociações de, fusões, vendas de ativos da empresa, consolidações ou reestruturações, financiamentos ou aquisições de parte ou da totalidade do nosso negócio por ou noutra empresa.

6. Mediante consentimento

A Wede pode partilhar os dados de um utilizador de outra forma que não descrita neste aviso se notificarmos o utilizador e este consentir a partilha.

E. Retenção e eliminação de dados

A Wede retém os dados dos utilizadores durante o tempo que for necessário para os fins descritos acima.

A Wede retém os dados dos utilizadores para fornecer os seus serviços e cumprir as suas obrigações legais. 

A Wede retém os dados dos utilizadores durante o tempo que for necessário para os fins descritos acima. O período durante o qual retemos os dados dos utilizadores é determinado pelo tipo de dados, a categoria do utilizador a quem os dados se referem e os fins para os quais os recolhemos.

A duração da retenção dos dados dos utilizadores pela Wede pode ser ainda determinada por requisitos legais e regulamentares, por motivos de segurança, proteção e prevenção de fraude, ou por problemas relacionados com a conta do utilizador, como um crédito pendente ou uma reclamação ou litígio não resolvido.

Por exemplo:

  • Retemos os dados dos utilizadores e dos destinatários de pedidos que são processados para fornecer os nossos serviços, como as informações do perfil do utilizador e as credenciais, durante a vida útil da conta do utilizador.
  • Retemos determinadas categorias de utilizadores durante um máximo de sete anos, independentemente do tempo de vida útil da conta do utilizador, como os dados de localização utilizados para calcular a taxa da viagem para cumprir os regulamentos fiscais.
  • Retemos determinadas categorias de dados de todos os utilizadores durante um período não relacionado com a vida útil da conta do utilizador, para evitar a utilização fraudulenta da aplicação. O período durante o qual os dados são retidos será determinado pela necessidade dos dados para fins de segurança, proteção e prevenção de fraude, bem como pelos requisitos legais e regulamentares. Os exemplos incluem candidaturas incompletas de motoristas, que são retidas durante um ano, e candidaturas rejeitadas de motoristas e comunicações de serviço ao cliente sobre incidentes de segurança, que são retidas durante sete anos.

De acordo com os requisitos legais e regulamentares, para fins de segurança, proteção e prevenção de fraude, ou devido a um problema relacionado com a conta do utilizador, como um crédito pendente ou uma reclamação ou litígio não resolvido, poderemos reter determinadas categorias de dados após a eliminação da conta do utilizador, como as informações de perfil de utilizador, o veículo e os dados fiscais. Normalmente, isto significa que retemos as contas e os dados durante sete anos após um pedido de eliminação.

Os utilizadores podem solicitar a eliminação das respetivas contas a qualquer momento. A Wede poderá reter os dados dos utilizadores após um pedido de eliminação devido a requisitos legais ou regulamentares ou por motivos indicados nesta política.

Os utilizadores podem solicitar a eliminação das contas a qualquer altura, acedendo a Definições > Privacidade na aplicação Wede ou no website da Wede.

Após um pedido de eliminação da conta, a Wede elimina a conta e os dados do utilizador, a menos que tenham de ser retidos devido a requisitos legais ou regulamentares, para fins de segurança, proteção e prevenção de fraude ou devido a um problema relacionado com a conta do utilizador, como um crédito pendente ou uma reclamação ou litígio não resolvido. Uma vez que estamos sujeitos a requisitos legais e regulamentares relacionados com motoristas, isto significa que retemos as respetivas contas e dados durante o período de retenção legal aplicável após um pedido de eliminação. No caso dos utilizadores e destinatários de pedidos, os respetivos dados são, normalmente, eliminados no prazo de 90 dias após um pedido de eliminação, exceto nos casos em que a retenção seja necessária pelos motivos acima.